Coordenador : Isabela Florindo Pinheiro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389469.2199.369495.24022023
Departamento/Setor: TEM
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Escolas públicas e privadas Estudantes dos cursos de Graduação Professores Universitários Técnicos de Laboratório Atividades de serviço
Local de atuação: Laboratório de Termociências da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Escola de Engenharia
Objetivo
O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de aplicativos com plataformas app builders como AppSheet, disponibilizada gratuitamente para professores e alunos da Universidade Federal Fluminense, e a partir de combinações de linguagens, como HTML, CSS3 e JavaScript, combinados a Frameworks gratuitos. Os aplicativos criados serão utilizados a nível institucional, para facilitar processos administrativos e acadêmicos do corpo docente, ao mesmo tempo que possibilita a divulgação, disseminação e atualização do conhecimento na relação com os estudantes. Já a nível estratégico, aplicativos com temática na área da refrigeração serão desenvolvidos para montagem de circuitos hidráulicos, montagem de figuras esquemáticas de bancada experimental, visualização e checklist para procedimentos técnicos e inventário de sistemas de aquisição e equipamentos. Alguns objetivos específicos serão verificados durante o andamento do projeto, como: 1. Apresentação do modelo de programação e funcionamento do app builder AppSheet, com objetivo de demonstrar o passo-a-passo do procedimento de desenvolvimento de aplicativos estilo no-code. Com isso, cursos e workshops podem ser montados para futuros alunos do curso de graduação; 2. Implementação dos aplicativos à nível institucional; 3. Implementação dos aplicativos à nível estratégico; 4. Verificação dos aplicativos através do controle de qualidade para app builders e com linguagem mobile com framework. Aplicação de processos de avaliação técnica dos aplicativos para plataformas mais estáveis, quando necessário; 5. Comparação da performance entre diferentes plataformas de desenvolvimento de aplicativos; 6. Criação de material didático para desenvolvimento de aplicativos.
Resumo
O crescimento da utilização de dispositivos móveis nos últimos anos trouxe uma reflexão importante sobre como explorar toda a potencialidade da era digital para simplificação de atividades de gestão de empresas até formas inovadoras de avaliação de alunos dentro do contexto universitário. Assim sendo, o presente projeto busca o desenvolvimento de aplicativos para otimização de processos e controle de tarefas para universidades, laboratórios, empresas, profissionais independentes, entre outros. A etapa inicial do projeto implica na criação de aplicativos a nível institucional, aprimorando-os para a atividade acadêmica e administrativa dentro da universidade. As etapas para a criação dos aplicativos open-source serão divididas em: Planejamento e Ideias; Prototipação; Desenvolvimento do software; Teste de Qualidade; e Publicação e Manutenção do aplicativo. O primeiro aplicativo no contexto institucional terá como base o controle de presença por QR code dos estudantes, denominado Chamada Inteligente, que implica na impressão automática do diário de classe em sala. Outros aplicativos incluem a avaliação da atividade docente, com dados extraídos da plataforma Scopus, a fim de facilitar as avaliações de programas de pós-graduação, e de controle de ferramentas e equipamentos nos laboratórios, com levantamento de número de patrimônio. A nível fora da instituição, visa-se o desenvolvimento de aplicativos para facilitar serviços de refrigeração, com plataforma de montagem de circuitos e sistema de aquisição, assim como checklist para procedimentos técnicos de manutenção e laboratoriais para a área de refrigeração. Para tal, serão utilizados construtores de aplicativos (app builders), com posterior utilização de programação em C, Java e Python.